sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Causas da Esquizofrenia



Factores Genéticos

A esquizofrenia "está no sangue", ou seja, a esquizofrenia tem uma forte componente genética. A evidência da componente genética resulta dos dados do estudo dos gémeos. Os gémeos verdadeiros são aqueles que têm exactamente a mesma composição genética e os gémeos falsos são aqueles que partilham somente metade de sua composição genética. Se o factor genético fosse a única causa da esquizofrenia, ambos os gémeos verdadeiros desenvolveriam esta doença.
O estudo de gémeos têm mostrado que a tendência para ambos os gémeos verdadeiros desenvolverem esquizofrenia varia entre 30 e 50%, enquanto para os falsos a tendência ronda os 15%. A tendência para irmãos, que não sejam gémeos, de sofrerem esta doença é também de 15%. Note-se que a taxa de doentes esquizofrénicos na população geral é de 1%. Devido à tendência dos gémeos verdadeiros para sofrer de esquizofrenia não ser de 100%, podemos dizer que os factores genéticos não são os únicos que estão na origem desta doença. Contudo, devido à tendência dos gémeos verdadeiros para desenvolver esquizofrenia ser muito maior do que a tendência dos falsos, os factores genéticos não deixam de desempenhar um papel importante.
Alguns estudos têm observado famílias de pessoas que foram adoptadas precocemente e que mais tarde desenvolveram esquizofrenia. Um estudo de 1968 mostrou que 13% dos parentes biológicos de doentes esquizofrénicos adoptados também sofriam da mesma doença e que somente 2% dos parentes de pessoas adoptadas ditas “normais” sofriam desta doença. Estes estudos apoiam o papel dos factores genéticos na esquizofrenia.


Factores Ambientais

Alguns dos factores não genéticos que podem influenciar o desenvolvimento da esquizofrenia: stress na família, interacções sociais pobres, infecções ou vírus e traumatismos em idade jovem. De algum modo, o código genético dos indivíduos, em conjunto com os factores não genéticos (ambientais), pode causar esquizofrenia.







Sem comentários:

Enviar um comentário